segunda-feira, 8 de maio de 2017

Os 13 por ques que aprendi na faculdade de Engenharia

Oiiiii pessoas o tema do post de hoje foi uma indicação do blog http://oqueaprendinaengenharia.com/index.php/sobre/.
Eu estou cursando o 4° período da faculdade de engenharia de produção e por mais que 2 anos pareça pouco tempo pode ter certeza que foi suficiente pra aprender bastante coisa, no ano de 2015 quando ingressei no curso eu pensava que seria tudo um mar de rosas que na faculdade não existiria problemas, porém a realidade nem sempre condiz com nossas expectativas.
Sem mais embromação vamos a lista:


1- Não basta ser bom em matemática
 não se iluda o curso de engenharia envolve muitos números e cálculos entretanto não basta você saber calcular a matemática que aprendemos a vida toda será substituída por cálculos tão complicados que as vezes nem a Cásio consegue resolver.

2- Suas notas irão te surpreender.
Talvez esse não seja o seu caso mas eu tive meu primeiro zero em uma prova mesmo tendo me esforçado pra tirar 10,  logo eu a cdf do ensino médio.

3- Você irá se arrepender de ter escolhido o curso.
Já perdi as contas de quantas vezes viajei nos meus pensamentos me perguntando o por que de ter escolhido a engenharia, seja por não está indo bem em uma matéria,  seja por achar que meu esforço não está valendo a pena.

4- Professores
Eu sempre tive pra mim que professor era um educador, difusor de conhecimento porém eu conheci algumas pessoas na universidade que eu não sei como tiveram coragem de entrar na sala e se apresentarem como professores, uma porcaria de aula lecionada a 45 alunos pra no fim do semestre aprovar 3.

5- Você vai achar algumas coisas inúteis
O sistema engessado de educação brasileira nos prega que uma aula de desenho deve ser feita educação prancheta e você se pergunta: com tanto software por que tenho que desenhar na mão e a única resposta que recebe é "por que sim", esse foi só um exemplo durante a graduação essa pergunta se repetirá milhares de vezes, acredite.

6 - sentimento de vazio
Grande parte dos universitários assim como eu saem de suas cidades para se graduar e ao chegar em uma nova cidade, com novas pessoas você se sente perdido, vazio, com saudade de casa  e da pior maneira a gente aprende que não há lugar melhor do que junto da família da gente.

7-Vida social
Algo que simplesmente se perde em meio há tantas provas, trabalhos, carga horária, projetos, somando isso a distância, muitos amigos de infância adolescência , se perdem, kkk a gente fica desatualizado sobre as novidades da nossa própria família mais com o tempo isso é superado.

8- namoro
Só amor não é suficiente é preciso muita paciência e sabedoria pra não briga pela falta de tempo,  dedicação, pelos vacos  causados por cansaço no meio da noite, pelos finais de semana sacrificados.

9- Reprovações
Acostume-se kk acho que nem preciso dizer muito sobre, acredite apenas  que é super comum não se sinta um fracassado.

10-  Ritmo
Não significa que por que o colega formou com 4 anos e meio que será seu caso faça sua graduação no seu ritmo não do modo como as pessoas dizem que deve ser feito, esse é o seu sonho a sua história não há do outro.

11 - Seja filtro não esponja
Algumas pessoas iram te falar que você não irá conseguir emprego, que o mercado é difícil,  principalmente se você for mulher mais me responde uma coisa: Quantas pessoas já conquistaram algo sem tentar?Eu não conheço ninguém,  tudo é difícil mais isso não significa que você não deve tentar.

12 Não desistir
Omg pela primeira vez na vida eu pensei em desistir de algo mas pelo amor não desiste, tudo aquilo que você pode sonhar você pode fazer é com esse pensamento que eu vou vencendo a cada semestre e logo logo tô  com meu Crea amém? ! rs

13- Ser engenheiro

Aprendi que ser engenheiro envolve milhares de coisas mas a mais importante é ser humano, caridoso, é gerir vidas, e não deixar a peteca cair, aprendi que a engenharia exige que a gente pense fora da caixinha, acreditemos em nós mesmos e que a gente busque cada dia nos superar e enfrentar nossos medos.

Por hoje é isso o post ficou meio grandinho mas procurei ser muiiiito sincera e sim o curso tem milhares de dificuldades mais se eu precisasse escolher outro ofício seria engenharia de novo haha permita-se e obrigado.
Até logo amores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário